FIPED III


Com o FIPED Portugal III criámos um espaço de análise da questão da investigação na formação dos estudantes do ensino superior, com especial atenção para os alunos das licenciaturas e mestrados de Bolonha. Para atingir estes objetivos desenvolvemos diversas atividades, tais como:
  • Apresentação de trabalhos científicos dos alunos, para muitos a primeira comunicação científica;
  • Quatro oficinas onde se demonstraram e criaram condições para levar à prática diferentes metodologias e instrumentos essenciais para iniciarem processos de investigação em diversas áreas;
  • Duas mesas redondas, onde se pretendeu proporcionar momentos de debate entre estudantes, docentes e oradores convidados sobre temas pertinentes (Epistemologia do conhecimento e Arte e Ciência);
  • Uma conferência de abertura sobre ‘Ciência, Participação e Mudança’, de responsabilidade do doutorando Francisco Simões.
Com mais de 100 inscritos de todos os cursos lecionados em Angra, 22 comunicações científicas, 4 oficinas, com 40 participantes, e uma fulgurante noite cultural com 9 participantes em diversos géneros musicais, poesia e teatro, o FIPED Portugal III foi um sucesso e um belo momento de convívio e integração no campus.

O FIPED Portugal III resultou de um trabalho conjunto de alunos e docentes do Departamento de Ciências da Educação, Departamento de Ciências Agrárias, da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, e ainda pela primeira, com a colaboração empenhada dos Departamentos de Economia e Gestão e de História, Filosofia e Ciências Sociais, que assim passam a formar parte desta equipa de trabalho. Contámos ainda com a colaboração da Associação para a Ciência e Desenvolvimento dos Açores.

Agradecemos a todos os que nos ajudaram, alunos, docentes e convidados a realizar o FIPED Portugal III. Este evento é um bom exemplo de como com trabalho, colaboração e empenho, de alunos e docentes, se consegue realizar e atingir os objetivos a que nos propomos.

Documentos: