Sobre o FIPED

O FIPED – Fórum Internacional de Pedagogia – tem a sua origem no Brasil na década de 90 do século XX, tendo adotado um formato semelhante ao FALE - Fórum Académico de Letras. No Brasil, o FIPED tem-se centrado na área da pedagogia e formação de professores. Em Portugal ficou, desde o início, aberto a todas as áreas científicas. 

O evento de 2008 no Brasil contou com a participação do Professor Pedro González, que trouxe para os Açores o desafio de internacionalizar o FIPED. Este desafio foi respondido por um conjunto de docentes e alunos, que, em 2009, organizaram o primeiro FIPED português no campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.
Com o FIPED pretendemos criar um espaço de análise da questão da investigação na formação dos estudantes do ensino superior, com especial atenção para os alunos de licenciatura e mestrado "de Bolonha". 

Queremos ainda: 
  • Refletir sobre os mecanismos e os agentes responsáveis pela produção do conhecimento científico; 
  • Demonstrar a importância da aprendizagem através da construção do conhecimento, ou seja, através da investigação; 
  • Incentivar os alunos a divulgar o conhecimento científico, e partilhar aquilo que vão descobrindo. 
O formato deste evento é semelhante ao de outros encontros científicos, com a grande particularidade de que, no FIPED, se pretende que os alunos sejam os atores principais, assumindo responsabilidades e desempenhando um papel ativo em todos os aspetos do evento, desde a sugestão de temas à escolha dos oradores convidados, além de apresentarem comunicações.

Para reforçar esta vertente formativa, o FIPED - além de comunicações, conferências e mesas redondas - inclui oficinas sobre diversas temáticas científicas.